quinta-feira, 16 de julho de 2009

Checklist de Osborn

Alex Osborn foi o autor da clássica brainstorming e criou a Checklist, que é uma lista de ideias sobre questões e problemas que podem ser utilizados individualmente ou em grupo. Visa incentivar a criatividade no conceito de transformar uma ideia existente, numa nova, com base numa estrutura flexível.

A dita cuja:
Utilizar para outros fins: Novas formas de utilização? Que outros usos, se for modificado?
Adaptar: Há mais alguma coisa assim? O que é que isto dizer? É comparável ao passado? O que mais gosto é esta? Que outra ideia que isso sugere? O que eu poderia copiar? Quem poderia me imitar?
Modificar: Dê-lhe um novo ângulo? Modificar as cores, sons, cheiros, significado, movimento e forma?
Ampliar: O que pode ser acrescentado, tempo, frequência, altura, comprimento, resistência? Será que pode ser duplicada, multiplicado ou exagerado?
Minimizar: Nada pode ser tirado? Ficando menor? Subtrair? Aliviado? Omitido? Quebrado? Restrito? Dividir?
Substituir: Diferentes ingredientes utilizados? Outro material? Outros processos? Outro lugar? Outra abordagem? Outro tom de voz? Alguém? Outro poder? Outra vez?
Reorganizar: Trocar componentes? Alterar o padrão, sequência ou esquema? Mudar o ritmo ou programação? Transpor causa e efeito? Alterar local? Alterar horário? Anteriores? Mais tarde?
Reverter: Opostos? Da frente para trás? Inverter papéis? Alterar? Virar? Transpor? Cabeça para baixo? Dentro para fora? Positivos e negativos?
Combinar: Combinar unidades, efeitos, recursos ou ideias? Uma mistura, ou um conjunto?

Nota: todos nós devíamos ter uma destas connosco, porque dá sempre jeito no dia-a-dia. Eu tenho a minha! (já nem me lembrava dela, mas agora k a encontrei...)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário