sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sou uma pessoa de cheiros!


Acho que muitas das coisas que me rodeiam se baseiam nos cheiros, há cheiros que tal como as músicas me fazem reportar a outras situações, momentos já vividos, pessoas que fizeram parte da minha vida, sorrisos imensos e tristezas também.

Adoro andar perfumada e sentir-me limpa e cheirosa, e por isso evito comer cebola crua pois na semana TPM as hormonas ficam mais activas e parece que os cheiros corporais ficam mais intensos e eu não suporto. 
Adoro quando passam por mim e sinto o rasto do perfume, adoro sentir o cheiro da roupa lavada, da casa limpa, dos cremes para o corpo, do gel de banho que fica no wc depois do banho e o cheiro do champô no cabelo, da maquilhagem na cara. Adoro o cheiro que fica na cama após fazer o amor e o cheiro dele em mim...

Cada pessoa tem o seu cheiro e cada casa também, reconheço e viajo à infância no cheiro da casa dos meus pais, gosto particularmente dos cheiros de algumas casas que frequento, ou pelo perfume, ou pelos incensos ou até pelos próprios animais... Gosto do cheiro de tintas. Não gosto daquelas casas/cafés que têm o cheiro do tabaco entranhado, nem do cheiro a "velhos". Não gosto nada do cheiro do mofo/bolor/naftalina. Tenho um problema nos meus roupeiros porque são encastrados e no inverno cheiram a mofo, então comprei um carregamento de sabonetes cada um de seu cheiro e espalhei por todo o lado, desde gavetas, gavetinhas e gavetões, dentro dos roupeiros, na arrumação por baixo do sommier, nos wc a enfeitar...tenho cheirinhos e essências por toda a casa!

Adoro o cheiro da comida que me apraz, ervas aromáticas e bolos caseiros, adoro o cheiro dos churrascos dos vizinhos, do pão quente, dos doces e farturas nas festas de verão, o cheiro da praia, do mar, dos petiscos, do protector (digo logo que cheira a Nivea!!!!). Adoro o cheiro das flores, o cheiro da serra e o cheiro da noite ao luar.
Adoro o cheiro dos bebés, mas nunca gostei do cheiro activo que emana da minha sobrinha quando está febril. Não gosto do cheiro a comboios/caminhos de ferro. Não gosto do cheiro de queimado, nem de maus hálitos, nem de suor e muito menos da sovaqueira ou chulé! Não suporto o cheiro dos enchidos e queijos (mas adoro comer queijos)! Também não gosto do cheiro a tintol, apesar de adorar vinho. Em contrapartida não gosto de cerveja mas adoro o sabor que fica na boca dele e me passa pelo beijo

Gosto de cheirar, ainda hoje, os livros. Todos os meus livros da escola emanavam aquele cheiro característico que eu adorava. Ainda dou por mim a cheirar tudo, desde comida ou bebidas, livros e roupas, objectos diversos. Muitas vezes é automático, assim que toco tenho de cheirar!



6 comentários:

  1. Eu também sou dada a cheiros, pelo que identifico-me com o teu post. Mas, ao contrário de ti, eu não adoro o cheiro dos bebés (é-me indiferente) e gosto muito do cheiro dos enchidos e dos queijos! :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o olfacto apurado. Adoro uma casa bem perfumada, com velas, incensos e tudo mais... Mas também detecto os desagradáveis num instante. Gosto de sentir o cheiro da roupa. O cheiro (bom) do quarto de solteiro do meu marido... tanta nostalgia!!

    Não gosto do cheiro a queijo! :)

    ResponderEliminar
  3. E a capacidade que alguns cheiros têm de nos fazer viajar no tempo até à infância ou a alguma especial recordação???
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  4. bom dia. vejo-me nas palavras que escreveste, porque também penso assim. existem pessoas que dizem " perfume para quê, se tomo banho? ". Eu tomo banho logo pela manhá, mas adoro deitar sempre um pouco de perfume, e ir na rua e sentir o cheiro a perfume, das outras pessoas. E cheirinho de um bom assado, ou de outra comida, adoro. beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está um texto que poderia ser escrito por mim.

    ResponderEliminar
  6. Adoro as recordações boas que os cheiros nos trazem.
    E gosto de um homem que cheire bem.

    ResponderEliminar