sexta-feira, 12 de junho de 2015


Para além do livro da Constança Cordeiro Ferreira que eu ADOREI e seguramente É a minha bíblia, existe um pediatra espanhol que segue a mesma linha de raciocínio em que basicamente é tudo tão lógico como isto:

"os bebês não choram por gosto, mas porque alguma coisa está acontecendo....Os bebês necessitam de muito contato físico, muito colo, desde o nascimento...
Quantas pessoas, por outro lado, avisaram para você não dar muito colo, não colocar para dormir na sua cama, não acostumar mal o bebê? É impossível estragar um bebê dando-lhe muita atenção. Estragar significa prejudicá-lo. Estragar uma criança é bater nela, insultá-la, ridicularizá- la, ignorar seu choro. Contrariamente, dar atenção, dar colo, acariciá-la, consolá-la, falar com ela, beijá-la, sorrir para ela são e sempre foram uma maneira de criá-la bem, não de estragá-la.

Eu sou completamente de acordo com estes dois Gurus, e em conversa com uma amiga que também ela é da mesma opinião, cheguei à conclusão que é muito difícil lidar com a opinião alheia. E em conversa com outras futuras mamãs das aulas de pré parto chegàmos à mesma conclusão.
Eu como sou acelerada e bruta-montes apetece-me mandar as pessoas com opiniões parvas à merda, mas, não querendo ser mal educada nem ferir susceptibilidades (apesar das pessoas ferirem-me sem o saberem), tenho de aprender a sorrir, mandá-las efectivamente à merda sim, mas mentalmente e fazer o que o meu coração manda: vou amamentar sempre que ele quiser, vou dar muito colo e atenção sempre que necessitar.

Sabem porque é que se brinca aos cu-cus com os bebés? Porque a memória deles é praticamente como a do peixe, assim que eles deixam de ver a nossa cara porque está tapada com as mãos, é como se não existíssemos e eles têm um medo enorme de serem abandonados, e assim que destapamos a cara e dizemos o "cu-cu" eles sorriem e pensam: afinal ela está aqui! O mesmo acontece com o facto de deixarmos o bebé sozinho no berço: ele começa a chorar porque não nos vê. Se estivermos ali, falarmos com ele, sorrirmos para ele, dar atenção, colo e mimos, eles sentem-se protegidos, os níveis de cortisol baixam e torna-se um bebé feliz e calmo...



"Porque ninguém, em idade nenhuma, merece adormecer a chorar" - por Constança Ferreira – Terapeuta de Bebés



8 comentários:

  1. O carinho e o afecto nunca estragou ninguém, é verdade :) o que estraga as pessoas e neste caso em particular, as crianças, é que muitas vezes a atenção não é dada ou é dada na altura errada...

    ResponderEliminar
  2. Ainda dizem que eu estrago os meus filhos eu é que estou certa :)

    ResponderEliminar
  3. bom, no meu caso, dei muito colo ao meu 1º filho....depois ia dando em doida porque o miudo só dormia ao colo e cada vez que o colocava na cama ele berrava, a 2ª filha já não lhe dei tantooooooo colo e ela adormecia que era uma beleza na caminha dela, foi uma paz....acontece que vim a descobrir à pouco tempo que o meu 1º filho durante a noite ia acordar a irmã para que um de nós fosse ao quarto e ele ter companhia....ambos não gostam de dormir sozinhos, o 1º sempre veio para a nossa cama era noite, sim, noite sim, a 2ª já era só de vez em quando, sempre lhes cantei uma música para adormecer que ainda hoje eles gostam!
    Enfim, sou da opinião que devemos seguir o nosso coração e o nosso instinto, nunca dei ouvidos às regras e às opiniões principalmente das avós, tias, etc.... Ambos os filhotes acham que sou uma boa mãe pois sou tudo para eles e tento que sejam boas pessoas!
    acho que vais desempenhar o teu papel lindamente!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, e não tenho paciência para aquelas pessoas que parecem sempre saber tudo e ter ideias muito estereotipadas acerca da educação dos bebés, cada criança é única.

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo...e sabes que mais também não é fatal acolhê-los na cama quando estão com dificuldades de dormir ou têm sonhos maus...não não temos de os devolver à cama deles no meio de choro...não há registo de ninguém que na idade adulta precise de dormir com os pais...ma enquanto são pequenos são preciosos todos os momentos... e mais cada caso é um caso e cada um encontra a sua receita vencedora...desde que haja o essencial amor, amor, amor
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Sou apologista do colo, do carinho, do mimo da ligação e do aconchego, mas também sou apologista do bebé dormir na sua cama, uma coisa não invalida a outra. Mas acho que há por aí muito boa gente a exagerar do "não lhe dês tanto colo", "não faças isto"... Irra gentinha acho que cada um sabe como mimar o seu rebento :)

    ResponderEliminar
  7. Ohhh que giro... Certamente terás o instinto apurado (já se nota) quando o tiveres nos braços e farás aquilo que sentires que deves fazer. :)

    ResponderEliminar