quinta-feira, 18 de abril de 2013

O SNS revolta-me


Tenho uma amiga que há uns meses atrás tinha uma verruga, ora aquilo não doía mas também não era muito cómodo, teve consulta já este ano no Hospital de Cascais onde foi retirada a dita, e na segunda-feira de Carnaval chamaram-na lá de urgência. Ela lá foi ao Hospital e disseram-lhe a sangue frio que a verruga tinha ido para análise e deu positivo para tumor/cancro de pele.
Caiu-nos tudo. O chão desabou, ela "ficou em parafuso". Mas o que lhe vale é que ela tem uma força interior brutal, pessoas que a adoram e, em dois dias ela foi logo à médica dela num Hospital em Lisboa, médica essa que a acompanha há muitos anos, pois ela tem problema de coagulação de sangue e já teve dois enfartes e uma embolia pulmonar...

Essa média encaminhou-a de imediato para oncologia e para um médico de inteira competência e confiança.
(em Cascais só tinha Tac para meados de Abril...) Fez uma biopsia, passadas duas semana foi analisada a primeira biopsia do Hospital de Cascais, passadas mais duas semanas fez uma pequena cirurgia para tentarem retirar mais qualquer coisa para análise. Fez um Tac. Fez uma colonoscopia com sonda por ali a dentro.
O médico oncologista está a fazer todos os esforços em tempo recorde para que o maldito seja apanhado e tratado com quimioterapia o mais depressa possível.
Só lhe falta fazer uma ressonância Magnética, que se estiver à espera demora um ano e se for a particular custa 600€. Agora está internada pela médica, apesar de não estar doente, para ver se lhe aprovam a ressonância de urgência. Já lá está há uma semana e não há resposta de previsão para a dita.

Isto contado assim de repente é de notar que está aqui algo de estranho. Para quê tantas biopsias? Tac? Sonda? Ressonância? Porquê??
Porque nada mais, nada menos, que todas estas análises feitas em oncologia deram negativas. Não foi encontrado qualquer tumor/cancro nem de pele, nem interior.
Mais uma vez, mas que merda de sistema de saúde temos nós em Portugal?? Como é que é possível um Hospital enganar-se e dizer friamente a uma pessoa que esta tem cancro, quando na realidade nada é encontrado no corpo dela?? Eu, mais uma vez fico indignada com isto. Que raio de credibilidade mostram com estes erros? Será que trocaram as análises e há aí alguém que tem um tumor e não sabe?
Agora só a ressonância o irá dizer e eu espero mesmo que dê negativo.




26 comentários:

  1. Olá SuperSónica

    Que grande susto! Mas por um lado ainda bem que já lhe fizeram todos esses exames e que todos deram negativo, ela já se deve sentir bem mais aliviada...caneco!!!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. que situação :/ espero que dê negativo**

    ResponderEliminar
  3. :(

    Levar com 1 notícia dessas é literalmente um murro que se leva...

    ResponderEliminar
  4. Eu percebo a tua indignação e concordo com ela, obviamente, mas nem tudo é mau no SNS. Como em tudo na vida é uma questão de sorte, e bons e maus médicos há tanto no público como no privado. Que corra tudo bem com a tua amiga! FORÇA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que é uma questão de sorte mesmo, a minha mãe foi operada e foi tratada às mil maravilhas!

      Eliminar
  5. Fogo !! Como é possível brincarem assim com a vida das pessoas ... a mim vale-me o subsistema da força aérea do meu McSargent e lá vou conseguindo ser assistida fora do SNS...

    ResponderEliminar
  6. Bom, a história é recambolesca mas não tão estranha como isso. O cancro (neoplasia) estava provavelmente confinda apenas ao sítio da verruga. Todos os exames que está a fazer agora são para assegurar que não tem mais doença. Também não é estranho que antes não houvesse dúvidas, se as células não se tiverem manifestado. Quanto à maneira como foi dada a notícia: faltou a formação, bom senso e humanidade à sra. dra. Quanto à ressonância, esse timing é estranho. Ond eu trabalho demora no máximo 2 semanas a ser aprovada, com mais uma para obter marcação.
    Para a tua amiga desejo as melhoras e que tudo corra pelo melhor. Para ti, um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada pela explicação, vou passar a informação! Bjs

      Eliminar
  7. 1º que continue tudo negativo e bem negativo!
    mas não te zangues com o SNS que é das poucas coisas decentes que temos por direito no país... O que podes zangar é com o susto e, sobretudo, pela falta de cuidado do médico que deu semelhante notícia assim às 4 pancadas! Isso sim. Mas como em todas as profissões, há maus profissionais em todo o lado. Mas esse é o principal motivo de revolta.
    Mas agora o importante é mesmo que não passe de um susto!

    ResponderEliminar
  8. acho que a Vera disse tudo... credo...

    ResponderEliminar
  9. Corrige-me se estou errada, mas o tumor era a "verruga" certo? Penso que possa ter sido retirado na totalidade e, assim, já não ser necessário qualquer tratamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aparentemente parece que sim...espero que o seja mesmo.

      Eliminar
    2. E vai ser, estou a torcer para que corra tudo bem!

      Eliminar
  10. Desejo as melhoras da sua amiga!
    Adorei o seu blog, estou te seguindo.
    Tenha uma boa quinte-feita!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Oh Deus me valha...uma pessoa as passas do algarve devido a incompetentes e tem que ser rica para poder ficar aliviada!!!!

    ResponderEliminar
  12. O SNS está longe de responder a todas as nossas necessidades. E quando responde, corremos riscos de que responda mal. Tenho mais fé nos seguros de saúde e no sistema privado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses às vezes também se enganam, lá está, é uma questão de sorte!

      Eliminar
  13. Boa sorte para a tua amiga os mèdicos tambèm se enganam infelizmente.

    ResponderEliminar
  14. O facto de dependermos "da sorte" quando colocamos a nossa vida nas mãos de um médico, arrepia-me a espinha!!!
    Ontem vi a entrevista da Fernanda Serrano, hoje leio o teu post...
    A explicação que te deram faz sentido...mas tudo isso devia ter sido explicado no momento em que disseram aquela barbaridade à tua amiga, dessa forma todos os exames se fariam na mesma, mas comoutra "calma"....
    Espero morrer sem que a minha vida dependa de pareceres médicos...quando tiver de ser que seja logo!

    jinhossss

    ResponderEliminar