domingo, 29 de abril de 2012

Ainda há pessoas boas.

Estavamos nós no jantar de despedida de dois colegas estagiários, num pequeno restaurante de fados bem no coração de Alfama.
Às tantas fomos fumar um cigarro à rua, aparece uma senhora com um escadote e pediu ao "R" que a ajudasse pois tinha-se esquecido da chave dentro de casa, e queria entrar pela janela.
O "R" e eu dicidmos prontamente ajudar a senhora, ele subiu ao escadote, eu segurei o dito, ele tentou abrir a janela por fora, mas esta também estava trancada por dentro, fomos à porta tentar abrir com um cartão (tipo assaltantes) mas não conseguimos (raios partam, como é que os assaltantes conseguem???).
Ora visto que não dava, a alternativa era partir o vidro da janela para abrir o trinco por dentro, e assim foi, vá chave inglesa, uns quantos batuques e a janela lá partiu (o vidro era bastante grosso!) limpamos os vidros do parapeito e a senhora lá entrou pela janela e conseguiu abrir a porta que tinha a chave por dentro.
Os vizinhos altamente cuscos vieram todos ver o que se passava, inclusivé o dono do resturante que pelos visto ouviu-se tudo lá dentro apesar da fadista estar a cantar o fado!

Nisto, o dono do resturante começou a criticar a nossa atitude por termos ajudado a senhora, e o facto foi que ela realmente pediu-nos ajuda a nós e não aos vizinhos...estranho...mas depois o senhor explicou:
Ele: Aqui inguém ajuda, isso era antigamente, hoje em dia ou chamam os bombeiros ou a policia.
Nós: mas porque? Isso é ridiculo, a senhora estava deseperada por aquela hora não conseguir entrar dentro de casa, o que nós fizemos certamente os bombeiros iriam fazê-lo, mas é lógico que não iriamos virar as costas...
Ele: pois mas é que ao ajudarmos as pessoas agradecem , mas se for preciso no dia a seguir nem bom dia dizem e dão-nos um chuto no rabo, isso é ser pobre e mal agradecido, por isso é que ninguém foi ajudá-la.
Nós: pois mas nós assim ficamos com a nossa consciência limpa, porque fizemos uma boa acção, independetmente se iremos ter um agradecimento amanhã, até porque amanhã não estaremos neste bairro. A senhora agradeceu imenso o nosso gesto e isso já é tudo.
Ele: voltariam a fazer o mesmo?
Nós em uníssono: claro que sim, e quantas vezes fossem necessárias. Não é a primeira vez que ajudamos e não há-de ser a última.

Há pessoas boas, nós fomos duas delas.
Eu adoro ajudar independentemente do que venha a seguir ou das acusações, pois de repente aparecem mais colegas nossos que nos interrogaram "e se ela estivesse a entrar numa casa que não era a dela?" Pois...mas era, porque neste tipo de bairro, depois do barulho que fizemos a partir a janela, se a casa não fosse da senhora, todos viriam atirar a primeira pedra ao assaltante!
Eu compreendo a posição deles, mas se fosse comigo ou se fosse com eles, eles também iriam gostar de serem ajudados...
As pessoas são cada vez mais egoístas, não percebo porquê...



10 comentários:

  1. Nem sempre as boas acções são vistas como tal, pode correr mal, já me aconteceu agir a pensar que estava a fazer bem e depois lixarem-me.

    ResponderEliminar
  2. haja gente acessível e prestável neste mundo, como vocês!

    ResponderEliminar
  3. Querida dos 100 =)
    Miminho para ti no meu blog =)

    ResponderEliminar
  4. O altruísmo é de louvar. Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. O meu primeiro pensamento foi..queres ver que a casa não era da senhora?xD Ainda bem que tudo correu bem e que a ajudaram..Sabe sempre bem*

    ResponderEliminar
  6. Eu também não hesito. Acho que se tentasse ignorar me ficava a sentir mal comigo própria. Quanto ao senhor e ao seu discurso, percebo mas não aceito. As acções ficam com quem as faz e se os outros não agradecerem problema deles. Beijoca.

    ResponderEliminar
  7. Há cada vez mais aquela atitude de, se se dá tem que se receber, é triste...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. O problema das pessoas de hoje é que não ajudam só porque sim, quando ajudam querem receber algo em troca e quando vêm que ainda há pessoas que não são assim, como aconteceu com vocês ainda criticam.

    ResponderEliminar