sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SER MÃE


"Ser mãe, antes de tudo, é uma demonstração de coragem. Se pensarmos na responsabilidade, na doação, na disponibilidade que temos que ter para criar nossos filhos, ficaríamos surpresas e amedrontadas.

Criar uma pessoa, não é apenas dar o alimento, proteger do frio, colocar na escola, dar as vacinas, levar ao médico. É saber compreender, respeitar, encorajar, dar afeto, atenção, colocar limites, dar segurança, desafiar, acreditar no seu filho.

A mãe interfere diretamente no desenvolvimento da criança. Seja positivamente ou negativamente. Ela passa para o filho, desde a gestação, toda a sua insegurança, medos, raiva, frustrações, ansiedade e tristeza. É o vínculo mais intenso que a criança tem nos primeiros anos de vida.

Mas quando falamos de mãe, estamos falando de mulher também. Uma pessoa que tem defeitos, fraquezas, limites, conflitos como qualquer ser humano. Uma mulher que na maioria das vezes trabalha fora, sofre pressões, preconceitos, que tem jornada dupla ou tripla de trabalho e que pode não contar sempre com o apoio, carinho do seu companheiro.

Diante disso, eu diria que as mães, além de coragem, têm que ter uma flexibilidade emocional muito grande. Afinal, desempenhar vários papéis, e conseguir ter um bom desempenho em todos eles, realmente é sensacional.

Ser mãe é amar sem pedir nada em troca. É um sentimento tão forte que chega a doer dentro do peito. É saber amar sem conter. É criar filhos livres para pensar, falar e viver. É saber que um dia, com certeza eles irão embora. E que bom que vão, pois assim teremos a certeza de ter criado filhos independentes, seguros e preparados para vida.

Ser mãe é dar conta do recado. Às vezes aos trancos e barrancos. É assumir o cansaço e saber pedir ajuda. É mostrar que também tem medo, que não sabe tudo, mas que busca sempre o melhor.

Nenhuma mãe é perfeita. A imperfeição é que diferencia uma da outra. Mas certamente a minha vai ser sempre melhor que a sua. Pois não são os seus defeitos que contam, mas o amor que aprendemos a sentir por essa pessoa tão especial para nós.

Conseguimos observar o verdadeiro crescimento dos nossos filhos, quando eles se tornam independentes de nós. Por isso o verdadeiro amor materno não é egoísta. As mães criam seus filhos para o mundo. Sabem que um dia eles vão voar, mas nem por isso podam suas asas.

Mãe, mulher, amiga, profissional e dona de casa. Umas mais stressadas outras mais desligadas, com muito ou pouco humor, mas sem dúvida com muito amor. Uma pessoa que merece ser lembrada pela coragem e doação, doação não só de corpo, mas de alma. Parabéns a todas essas sensacionais mulheres-mães que se desdobram em mil para criar seus filhos, com todo o desprendimento que se pode ter."




12 comentários:

  1. Ser mãe é a mais difícil mas também a mais compensadora tarefa a que me propus

    ResponderEliminar
  2. "Sabes mãe, sou uma pessoa com muita sorte!"
    "És filha?! Porquê?"
    "Porque nunca vi nenhum colega meu a receber um sms da mãe a dizer-lhe que tem muito orgulho nele, ou que o ama muito só porque sim, como eu recebo de ti. Eu tenho mesmo muita sorte mãe. Não és tu que tens de agradecer por eu ser tua filha, eu é que tenho de te agradecer por seres tu a minha mãe!"

    Esta conversa foi tida ontem entre mim e a minha filha. Ser mãe, não é um ato de coragem, é um viver todos os dias da nossa vida eternamente gratas pela oportunidade que nos é dada de ajudar seres humanos maravilhosos a crescerem e criarem asas!
    Eu não me sinto nada corajosa, muito pelo contrário...todos os dias me pergunto se estarei à altura do desafio. Já lá vão 13 e 17 anos...e sinto-me como se ainda agora a minha missão estivesse a começar. Jinhoooooooosssssssss

    ResponderEliminar
  3. O melhor papel na minha vida. O mais assustador também. O mais gratificante, sem sombra de dúvidas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu acho quer ser Mãe é uma responsabilidade enorme :) é um ser pequenino que temos ali e que vai absorver tudo o que lhe ensinarmos; será um bom ser humano ou um péssimo ser humano conforme o educarmos.... uma tarefa muito complexa! ;)

    ResponderEliminar
  5. Ser mãe é a nossa melhor profissão mas também a mais difícil. Resta-nos fazer o melhor que podemos e que sabemos. Beijinho

    ResponderEliminar