terça-feira, 6 de novembro de 2012

Até que ponto temos a nossa privacidade protegida?


Com tantos avanços da tecnologia isso é quase uma utopia. No último mês dei-me conta o quão vulnerável nós somos, ou não temos redes sociais e participação quase nula na internet ou a nossa privacidade vai por água abaixo.

Há uma pessoa ou outra da qual não prezo e que nem tenho contacto, mas que sabe exactamente o que ando a fazer, sabe das fotos que são colocadas na porcaria do Face, sabe onde trabalaho e até quando faço anos. Isto é coisa para me tirar do sério e deixar-me a pensar. Até porque no outro dia uma senhora telefonou aqui para a empresa para falar comigo e disse que era uma amiga, mas não quis dizer o nome, eu como não estava no meu posto de trabalho deram-me o recado. Azar o dela que o número de telemóvel ficou visivel, ora eu retornei a chamada à senhora, a qual disse que não tinha sido ela, a voz muito baixa e um barulho de fundo que nem conseguia perceber o que dizia...mas que estranho hein?

O que é que eu depreendo disto? É que queriam saber se eu realmente trabalhava ali, porque amiga minha liga-me para o telemóvel e não para empresa, e já agora fazem uma pesquisa na net e até já sabem a morada da empresa. Daí a chegarem à morada de casa são dois pulos. ME-DO

Tenho cada vez mais a minha conta do face protegida, mas do que é que isso vale se aquela pessoa em particular consegue saber quase tudo da minha vida? Qualquer pessoa agarra nas fotos onde estamos e pode fazer o que quiser com elas...acho isto tão mau...


6 comentários:

  1. É verdade, sim. Uma das coisas que eu aviso sempre ao meu pessoal é para não partilhar fotos minhas ou fazer tags. Fotos minhas só no meu perfil (que está devidamente protegido) e visíveis apenas para quem quero. Tenho uma amiga que trabalha com ex-colegas minhas que não interessam nem ao menino Jesus e tive de bloquea-las todas para que não conseguissem ver os comentários que a minha amiga me deixa, por exemplo. Quando publico alguma coisa tenho sempre o cuidado de escolher quem pode ler, para evitar certas indiscrições. Enfim, todo o cuidado é pouco, mas não se consegue evitar tudo.

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho Face-coiso, sou anti. E proibi os meus amigos de postarem fotos em que eu estou! Mas houve um que ou não se lembrou ou acho que eu nunca iria saber, afinal não tenho Face-coiso... Azar! O mundo é muitooo pequeno, e um amigo do amigo era amigo de um colega meu... A foto não tinha nada de especial (eu e o amigo numa esplanada) mas não gostei de saber que um colega sabia que 'no dia tal' eu tinha estado numa esplanada 'com fulano tal'. Bem, tive um ataque de mau-feitio que nem imaginas!

    ResponderEliminar
  3. não foi por isso que não criei conta no Fb, mas isso só me faz pensar que fiz muito bem em não ter! pelo menos ando mais sossegada!

    ResponderEliminar
  4. Olá. eu na altura criei conta no facebook, porque uma prima com 50 e tal anos, de cada vez que me via, perguntava-me se eu já tinha facebook e se tinha farmville, e passado um ano de me falar nisso, eu criei facebook. Um dia fui ao mail do portugal mail e vi que várias pessoas da minha família de Lisboa e arredores me tinham enviado notificações, a pensar que eu tinha facebook para essa conta de email e como não tinha criei facebook para a família de Lisboa.. o que uso agora como nuno medon fernandes criei por causa da farmville e tenho ainda o meu primeiro facebook. Cansei-me do facebook principal, por causa do seguinte: um dia cheguei ao café, onde costumo ir e um fulano disse " então disseste que não me conhecias no facebook? nem me aceitaste como amigo ? " e eu disse " e é verdade, eu não o conheço "... ficou com cara de parvo a olhar para mim e depois disse " tu não trabalhas na junta de freguesia de Valongo? eu já te vi lá .." e eu disse " sim, estive lá 1 ano e tal, mas não era contratado. " e o fulano disse " pois, foi nessa altura que nos encontramos lá. e depois ainda disse que tinha o cabelo comprido. E como eu não o conhecia, não o aceitei. E foi por causa disso que desisti de aparecer na outra conta, porque as pessoas de Valongo gostam muito de andar a pedir amizade e eu nem conheço as pessoas. Confio mais nos blogger´s ( leio alguns blogues há mais de 5 anos ) e na família Brasileira do que nas pessoas de Valongo, que nunca vi em lado nenhum. Fazes bem em ter cuidado com a tua conta. Eu tenho a minha conta normal. O único contra que tenho contra o facebook é este: algumas pessoas desabafaram comigo durante anos e mesmo quando não desabafavam, falavam normalmente comigo no Messenger e com a vinda do facebook, essas pessoas como têm mais amigos, esqueceram-se um pouco de mim. Agora comento mais no facebook e só falo pelo chat do fb com os meus primos e como uma ou outra pessoa que tenha blogue. beijos e uma boa semana. Isto foi um comentário, desabafo. ao vivo sou muito tímido, mas aqui na net, falo mais um pouco do que aquilo que deveria.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho Facebook, não partilho fotos minhas, nem do meu local de trabalho que possam ser identificadas, e os meus amigos têm indicação minha para não partilharem fotos onde me exponham... refilam mas paciência.

    Gosto de divulgar o que me apetece mas anonimamente, são manias.

    Beijocas rapariga acelerada.:)

    ResponderEliminar
  6. Olá. as minhas fotos, as poucas fotos que eu tenho, porque não me deixo fotografar muito, estão no facebook, mas fotos da família, é raro. Uma prima brasileira com 88 anos, pediu-me amizade há duas semanas e tem fotos de primos portugueses que conheço bem no facebook dela. Disse-me para eu colocar as fotos da família no meu facebook e eu aí disse-lhe que não. Se bisneta dela ou neta quiser, que entre em contacto comigo via msn e eu aí envio algumas fotos. com 88 anos e adora o facebook. kisses

    ResponderEliminar